Projetos

Quinta do Seixo

Turismo

Conservação do conjunto de edifícios construídos na Quinta

Pretende-se conservar o conjunto dos edifícios construídos na Quinta mantendo as suas características originais, adaptando-as aos padrões actuais, tendo por objectivo a harmonia do conjunto e a criação de unidades de alojamento turístico em espaço rural. O edificado será valorizado através de ocupações funcionais adaptadas às exigências actuais da Quinta, mantendo sempre presente a sua história. Será reforçada a importância do núcleo central, delimitado a poente pela casa principal e a nascente pelo edifício do lagar, transformando-o no espaço de encontro, e fórum, da Quinta.

Quinta São Miguel do Seixo A Casa 1 será reabilitada e ampliada através da construção de uma nova área moderna.
Quinta São Miguel do Seixo As Casas 2 e 3, adjacentes ao lagar, serão reabilitadas através do uso de técnicas e materiais de construção tradicionais.

Casa Principal

A Casa Principal da Quinta ocupa uma posição central no núcleoedificado e será reabilitada mantendo as suas característicasoriginais de casa brasonada. No piso térreo está prevista uma salade chá com venda de produtos da Quinta, enquanto no primeiropiso serão mantidas as funções actuais de habitação e espaço derecepção. As restantes construções de características ruraistipicamente transmontanas, com paredes de alvenaria de xistocom cunhais e orlas em cantaria de granito à vista, caixilharias demadeira e telhados inclinados, serão reabilitadas e adaptadas

a unidades de alojamento de turismo rural. Os projectos elaboradospara três dos edifícios já foram aprovados. A estratégia de intervenção presente na quinta, de reabilitar o construído assumindo a sobreposição e acumulação de elementos ao longo do tempo,mantém-se no edificado.

Casa 1

A Casa 1 será reabilitada e ampliada através da construção de umanova área moderna, construída em madeira e implantada a umacota superior. A casa terá capacidade para seis pessoas e constituiráum exemplo da casa tipicamente transmontana.

Casas 2 e 3

As Casas 2 e 3, adjacentes ao lagar, serão reabilitadas através douso de técnicas e materiais de construção tradicionais. A Casa 2,com capacidade para seis pessoas, abre-se para a praça principalda Quinta, enquanto a Casa 3, de dois pisos e com capacidadepara quatro pessoas, ca virada a sul para o vale principal.